INTEGRANDO VIDEOCONFERÊNCIA COM COMUNICAÇÕES UNIFICADAS

INTEGRANDO VIDEOCONFERÊNCIA COM COMUNICAÇÕES UNIFICADAS

A integração da videoconferência com as comunicações unificadas permite que os usuários iniciem conexões de vídeo através da presença, assim como fazem com as mensagens instantâneas. Esta dica introduz vídeo em comunicações unificadas – UC, bem como as considerações para abordar um projeto de integração de vídeo.

As comunicações unificadas (UC) prometem trazer a conveniência de uma única interface de comunicações para a empresa e integrar as comunicações no contexto do nosso fluxo de trabalho. Essa poderosa ferramenta de produtividade já incorpora presença, mensagens instantâneas, compartilhamento de dados e comunicação de voz. A videoconferência é o próximo meio de comunicação lógica a integrar neste ambiente.

Depois de obter a videoconferência na área de trabalho, podemos pensar no vídeo como apenas outro modo de comunicação. Pode haver momentos em que uma mensagem instantânea simples é suficiente, mas há outros em que é necessário um diálogo mais abrangente e a videoconferência pode ser o meio de comunicação preferido. A capacidade de se comunicar por meio da linguagem corporal acrescenta profundidade às interações e ajuda os participantes a estabelecer um relacionamento mais próximo e pessoal, além da voz ou do texto.

No passado, as implantações de videoconferência eram um conjunto separado de equipamentos e infraestrutura independentes, da mesma forma que o ambiente de voz há dez anos. Essa tecnologia separada exigia agendamento, exigia o aprendizado de uma nova interface e era frequentemente complexa. A integração da videoconferência na UC supera imediatamente esses problemas, permitindo que as conexões de vídeo sejam feitas da mesma maneira que as conexões de voz ou IM, através da presença. Obter captação substancial de comunicações de vídeo pelo usuário depende de atingir esse nível de simplicidade. Se você já utilizou videoconferência via Skype, já sabe como essa interface pode ser simples.

Nos bastidores, para facilitar todas essas interações para os usuários, há alguma complexidade. Vejamos os problemas a serem resolvidos se você quiser integrar videoconferência ao ambiente de UC.

Se você ainda não possui uma solução de videoconferência, comece definindo seus requisitos e lista de desejos. Existem vários tipos de soluções de videoconferência, e nem todos atenderão igualmente às suas necessidades. Em termos de integração com comunicações unificadas, a opção mais simples é usar a solução de vídeo do fornecedor de UC, se houver. Isso significa um cliente de vídeo para desktop com uma webcam e funcionalidade limitada. Mas o fornecedor da UC terá um uso integrado de vídeo na interface da UC, de modo que ele se comporte como uma chamada de voz, apenas com o vídeo. Assim como o Skype!

Porém, os fornecedores de videoconferência como a Yealink, por exemplo, têm melhores taxas de compactação, imagens de alta qualidade, mais recursos multiponto (grande conferência), capacidade de trabalhar dentro e fora da limite da rede corporativa e forneça integração com sistemas de sala e telepresença . Muitos clientes estão solicitando esse nível mais alto de funcionalidade, mas com essa interface UC agradável. É aqui que entra a integração.

Considerações sobre integração de videoconferência
Pergunte ao seu fornecedor sobre essa integração, a experiência deles com diferentes empresas na configuração e detalhes do modelo de como cada interação com o sistema funciona. Como um usuário agenda uma reunião? Quais informações são apresentadas na sala de conferências para os usuários se conectarem à reunião correta? Quais recursos de segurança estão disponíveis, se necessário? Quais restrições o fornecedor impõe para a integração?

Por fim, observe atentamente a funcionalidade. A videoconferência existe há muito tempo e desenvolveu um conjunto complexo de funcionalidades, incluindo compartilhamento de dados, controle de câmera remota, melhor roteamento de caminho, soluções de passagem de firewall etc. Muitos desses recursos dependem de extensões aos protocolos de sinalização que podem não estar disponível no ambiente de UC. Isso significa que, embora a interface do usuário seja simplificada, nem todas as funcionalidades de videoconferência estarão disponíveis em uma implantação de UC. As empresas que utilizam videoconferência devem verificar cuidadosamente suas funções favoritas em relação ao que é possível no ambiente integrado da UC para evitar decepções.

Considere a possibilidade de obter ajuda de serviços profissionais do seu fornecedor de UC ou de videoconferência para fazer essa integração funcionar bem. Talvez sua equipe não tenha tempo para avançar em uma curva de aprendizado substancial, nem terá as conexões de parceria disponíveis para os fornecedores para resolver problemas inesperados. Uma equipe forte de serviços profissionais pode valer o preço, se levar o projeto a tempo, acertar na primeira vez e fornecer aos usuários uma excelente experiência inicial de videoconferência.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent posts
Our Gallery